Já ouviu falar do efeito joule? É um fenômeno de transformação da energia elétrica em energia térmica, ou seja, em calor. E é isso que ocorre com os aquecedores elétricos, a partir do momento que a corrente elétrica atravessa o material condutor, a produção de calor se inicia.
O material condutor é denominado como “resistência”, e pode ser feito de vários materiais (aço inoxidável, níquel-cromo coberto por uma capa de cobre, etc.). Dentro de um tanque de plástico ou metal, são colocadas as “resistências” e é nesse local que a água fica circulando. Logo em seguida é “despejada” para a piscina.
Vantagens do Aquecedor Elétrico
Desvantagem do Aquecedor Elétrico
O aquecedor a gás é um dos mais eficazes; porém, possui um custo muito alto.
Como funciona?
A água da piscina não entra em contato com o aquecedor, ela passa pelo filtro do equipamento, que a aquece, através da serpentina, um duto metálico retorcido com muitas espirais, que serve para as trocas de calor entre o fluido interno circulante e o externo envolvente. Depois de aquecida, é mandada de volta para a piscina.
Vantagens do Aquecedor a Gás
Desvantagens do Aquecedor a Gás
Obs: Para que o aquecedor a gás trabalhe com mais segurança, é necessário instalá-lo em um local espaçoso, cerca de 4-5 pés do filtro.
*Fotos retiradas dos sites da atrosol, piscinasjoy, sloboda e maroan.
Textos produzidos por Laisa Agostini Vinhas
Revisado por Cristiana Chieffi